29 de out. de 2009

Mi Buenos Aires querido...

Sim, eu AMO Buenos Aires!!!
Posso ir todo ano, várias vezes!!!
Como já fui algumas e todo mundo me pede as dicas, aqui vão elas...

Trocando o dinheiro:
Quando desembarcar no aeroporto, pegue suas malas, saia da sala de desembarque e vire à direita. Ali, tem o Banco La Nacion, ideal para trocar o dinheiro. Me informaram que ele funciona 24hs. Agora em janeiro/2011, R$ 1,00 = $ 2,40 pesos e U$ 1 = $ 4 pesos! Não troque o dinheiro no guichê de câmbio dentro da sala de desembarque, você vai perder dinheiro! Também tem um La Nacion na Av. Santa Fé, mas lá não troca real por peso. Somente dólar.

Se precisar trocar dinheiro na cidade, tem casas de câmbio da Rua Florida (pesquise horário de funcionamento aos sábados. Se não me engano, fecham por volta das 15h.

Traslado aeroporto/hotel/aeroporto:
Sempre contrato um traslado e gosto MUITO do serviço. O valor fica mais ou menos $130 (pesos) do Ezeiza e $70 pesos do Aeroporque. Contratei com a Maria Ines 54 15 53082919 ou 312*1783 ela é guia, é ótima e fala português! Ela também pode te vender passeios turísticos, tango, etc...

Transporte:
Sugiro andar muito à pé! A cidade é linda, arquitetura estilo européia e o povo argentino é bem bonito também! Vale andar de metrô também...é muito simples e custa $1,10 pesos. Táxi também é barato. Pegue sempre RADIO TAXI 54 11 46820000 e nunca dê uma nota alta para o taxista, porque ele pode te devolver o troco com notas falsas.


Passeio Turístico:
Eu acho que vale fazer um passeio turístico logo nos primeiros dias que chegar em Buenos Aires. Assim, você conhece vários pontos da cidade e, depois, volta com mais calma aonde gostou mais.

O Caminito fica na periferia de BA, no bairro La Boca. Tem como característica principal as casas construídas com lata. São cortiços, na verdade, feitos com pedaços de navios em que chegaram os italianos no passado, reza a lenda.

Quando for lá, passe antes pelo La Bombonera e entre, para conhecer. Custa mais ou menos $ 20 pesos a entrada. É muito legal, bem diferente dos estádios do Brasil.


Vale também conhecer a Casa Rosada, Cemitério de Recoleta (Evita está lá), Obelisco, Av 9 de Julio (uma das avenidas mais largas do mundo, com 140m), etc...

Calle Florida:
Super tradicional para os turistas. Eu não acho nada de mais. Muita gente andando, muitas lojas, vários panfleteiros. Mas, se você quer comprar Puma, Adidas, Nike...etc, vá lá!

Galerias Pacífico:
Na Florida com Córdoba ficam as Galerias Pacíficos, um shopping bonito, antigo, que tem uma cúpula no meio e que foi declarado monumento histórico nacional. Vale entrar...Lá fica a MAC PRO, com maquiagens que você não vai encontrar em nenhuma das lojas da MAC. Porém, os preços são bem mais caros que os do free shopping, para as maquiagens que são vendidas tanto em uma quanto na outra. Nas Galerias também tem Nike, Adidas...etc!


Av Santa Fé:
Pode preparar as pernas....Tem muuuuita loja nessa avenida. É como se fosse um shopping a céu aberto.

O que gosto mais de lá, é a Galeria Bond Street – Santa Fé, 1670 - mini shopping, estilo Galeria Ouro Fino(SP), com várias lojas de roupas modernas, coloridas, toy art, tatuagens, tênis, mochilas...etc! Aos sábados, abre às 12h.
Aqui, nas lojas, você vai encontrar vários flyers de divulgação de festas e eventos que acontecem pela cidade.



Outra dica também, é a Galeria 5 Avenida, que tem um monte de lojas de brechó. Fica uns 2 ou 3 quarteirões da Bond Street.

O Shopping Alto Palermo também fica lá. O metrô linha D para ao lado!

Livraria Al Ateneo
Santa Fé 1860 é parada obrigatória. Um teatro antigo transformado em livraria. Lindo! Vale à pena. Também vende cds e dvds. Lá no fundo da livraria, tem a lanchonete Brioche Doree, de Paris!


Zoo de Buenos Aires
É um dos mais visitados zoológicos do mundo. Mas isso se dá ao fato dele ser dentro da cidade. O zoológico é de dar dó...mini jaulas para os bichos. Não recomendo.
Se quiser ir ao Zoo legal, vá nesese aqui: http://www.zoolujan.com/ Me disseram que fica uns 60km de Buenos Aires. É o Zoo que você pode entrar dentro as jaulas dos animais.

Palermo:
Bairro imperdível, com lojas ótimas, pessoas mais jovens, modernas, vale andar muito, por ali. É onde a noite acontece em BA. Para chegar, peça para o táxi te deixar na Plaza Cortazar (também conhecida como Plaza Serrano), ou metrô linha D estação Palermo. De lá, é só bater perna pela redondeza! Aos sábados, tem uma feira meio hippie, nessa praça.

Regina Cosméticos
Ela é super conhecida lá em Buenos Aires. A loja fica na frente de uma outra praça. Muita sombra colorida, esmaltes, batons, cílios postiços...etc. Preços bons! ADOREI a loja!
http://www.reginak.com/

Papelera Palermo
Elabora papéis artesanais desde 1994. Tem cadernos, blocos, agendas e outros artigos de escritório.
Calle Honduras 4.945
www.papelerapalermo.com.ar

Nike
Vale conhecer a loja da Nike de Palermo. Fica em um casarão super charmoso. Nessa loja, tem tênis coloridos, sensacionais!
Calle Gurruchaga, 1615

Complot
Marca local, com roupas fofas e com preços ótimos.
El Salvador 4731 (essa loja tem para todo lado...Av Santa Fé, Shoppings, etc...)

Cluny – tem que ir
Um dos restaurantes mais famosos da cidade. Ambiente informal e elegante, com sotaque francês.
Paguei $ 64 pesos em um almoço com entrada + prato principal + sobremesa + taça de vinho. Tem mesas em um jardinzinho ótimo.
El Salvador 4.618/22

Sarkis – comida árabe
Bom e barato!
Thames 1101 - Palermo

Recoleta:
É um bairro super tradicional e chique. Aos sábados tem uma feira na Plaza Recoleta.

Buenos Aires Design – Fica bem perto do Cemitério de Recoleta, ao lado do Hard Rock. É um shopping de coisas de casa. A minha loja preferida é a MORPH. Ela é tipo uma Tok Stok com preços ótimos e milhões de objetos/enfeites para casa.
www.morph.com.ar

Malba:

O museu é sensacional (o único que realmente que vale à pena em Buenos Aires). Acho que quarta é de graça. Fica em Palermo Chico, área das embaixadas (é a área mais fina de Buenos Aires). Até dia 23/02/2010, tem uma exposição do Andy Warhol lá! A livraria do Malba também é legal...e tem uma lojinha fofa!

Floralis Genérica

É uma flor gigante que foi doada à cidade em 2002, em meio à crise, pelo arquiteto argentino Eduardo Catalano. É uma escultura móvel, em formato de pétalas de flor, que graças a um sistema hidráulico, suas pétalas enormes se abrem e fecham várias vezes ao dia.(Plaza de las Naciones Unidas).

Puerto Madero:
Bairro que foi construído nas antigas docas da cidade. É cheio de restaurantes, com preços bons. Tem um restaurante, que se não me engano, tem um brasileiro como sócio, que chama Las Lilas. Uma delícia, mas me lembro que não era barato não! Único lugar em BA que tinha pão de queijo, no couvert!

Em Puerto Madero também fica o Cassino dividido em 2 barcos, com caça-níqueis e com roletas. Nada de mais.

Faena:
Hotel foi desenhado por Phillip Stark. Não precisa dizer mais nada, né? Tem que ir! Tem varias obras dele lá. Fica em Puerto Madero. Pode entrar e pedir para conhecer o hotel.


www.faenahotelanduniverse.com

Tango:
Sim, quem vai à Buenos Aires tem que ir ao show de tango! Gostei mais do Carlos Gardel. Fica ao lado do Shopping Abasto. Na época, custava U$ 80 dólares, incluindo o show + entrada + jantar + sobremesa + bebida.

Feira de San Telmo

Acontece aos domingos. É uma feira de antiguidades. Vale ir! O bairro tem vários antiquários e vende-se de tudo!

Shoppings:
Alto Palermo – Santa Fé 3253
Abasto – Corrientes 3247
Pátio Bullrich – Av del Libertador 750 (o mais chique)

Maquiagem: Kryolan
Considerada a melhor base do mundo! A loja fica perto do Shopping Abasto!
Sombras custam em torno de $60 pesos.Base $50 pesos (mini pote). Lápis colorido $50 peso.
http://www.kryolan.com.ar/

Parque de La Costa - Parque de diversão:
Se for ficar mais de 7 dias em Buenos Aires, vale à pena ir! Tem que pegar o Tren De La Costa para chegar lá. Fica no Tigre.
http://www.parquedelacosta.com.ar/

Bosque de Palermo - É o Parque Ibirapuera de Buenos Aires. Lugar ideal para picnic, andar de pedalinha, de patins, correr...etc. Lindo!
Av Del Libertador & Dorrego com Figueroa Alcorta - Palermo (perto do Zoológico)

Alfajor:
Quem passa por Buenos Aires, tem que comer o tradicional alfajor Havanna. Tem em toda esquina.

Café Tortoni:
É o café mais famoso e tradicional de Buenos Aires. Lugar de peregrinação de homens da literatura e da política. Tem a mesma estrutura e decoração de décadas atrás. Nas mesas pode-se jogar xadrez e no salão de fundo tem sinuca. Todas as noites tem apresentações de tango. O churros de lá é famoso. Vale tomar café ou almoçar no café, depois ir à pé até a praça da Casa Rosada e, de lá, descer pra Puerto Madero e ir ao Faena! É bem perto!

Avenida de Mayo 825, Centro. Tel. 4342 4328.

Sorvete:
Freddo é o nome. Delícia! Tem em vários shoppings e ruas da cidade.

Noite:
Boate lá, chama Boliche!
Crobar - boate grande, 2000 pessoas, só de música eletrônica. Abre sexta e sábado, e normalmente os DJs mais conhecidos do mundo, já passaram por lá. Entrada: $50 pesos. As bebidas são caras, mas vale à pena. É bom pesquisar o line up antes. E tome cuidado com a bolsa, porque me roubaram lá e eu nem vi.
http://www.crobar.com.ar/

Niceto Vegas - A noite famosa de lá é o Club 69, que acontece toda quinta. Com drags, gogos, etc...O lugar tem 2 ambientes: um bem menor e outro bem maior. Em cada um, toca um tipo de música. Eu prefiro o ambiente menor! Vale ir, para ter uma noite diferente. http://www.nicetoclub.com/

La Cigale - Tem que ir! Casa francesa com 2 andares. No primeiro tem um bar e no segundo, banda ao vivo e dj. Vale à pena chegar por volta das 23/24h. Os shows acabam por volta das 2:30h. Não paga para entrar.
25 de Mayo 597 - centro

Le Bar – (Perto do la Cigale. Dá para ir à pé de um pro outro. 2 ou 3 quarteirões)
Casa antiga também. Lindo! 3 andares. No primeiro tem o bar, mesas e a banda/dj (é bom pesquisar o que vai ter no dia). Segundo tem mesas e terceiro é um terraço!
Bom checar mais cedo também. 23h/24h. Não paga para entrar.
Tucuman 422 - cento
http://lebarbuenosaires.blogspot.com/

Levitar – bar bem pequeno, com 2 ambientes. Em um, tocam djs e no outro apenas música ambiente. Não chegue cedo. Hora boa para chegar é por volta de 3h/4h.
Godoy Cruz 1715 - Palermo
http://www.levitarba.com/

Bangalore - bar que fica na frente da Niceto (na rua da esquina). Muitas pessoas interessantes!
Humboldt 1416 - Palermo

Carnal Bar - também fica na frente da Niceto. MUITAS pessoas interessantes. Fui numa quinta.
http://www.carnalbar.com.ar/

The Shamrock - bar no primeiro andar e "inferninho" no subsolo. Lugar pequeno, estilo Irlandês. Muitas pessoas me indicaram para ir nesse lugar. No dia que eu fui, não gostei muito da música, nem das pessoas. Mas vale descobrir se tem algum dia específico que é bom!
Rodriguez Peña 1220 - Recoleta.

Milion: Tem que ir! Mansão francesa muito linda! 3 andares, e tem área externa. Vale chegar mais cedo - 23h.
Parana 1048 - Recoleta (perto da Santa Fé)
www.milionargentina.com.ar

Gran Bar Danzón – O lugar é legal e a comida sensacional! Você pode reservar para jantar, ou apenas tomar drinks e comer petiscos.
Libertad 1161 - Recoleta
www.granbardanzon.com.ar

Muu - É a "Lanchonete da Cidade"de Buenos Aires. O crepe de doce de leite é sensacional!
Armenia 1810 - Palermo Viejo


Pizzeria Kentucky - É o "Bolão" de Buenos Aires. Funciona 24h.
Fica na Sante Fé com Godoy Cruz - Palermo
Tem outras pizzarias dessas pela cidade.


Sites para pesquisar o que acontece na cidade:

www.buenosaliens.com
www.wipe.com.ar (esse site tem uma revistinha mensal. Vale pegá-la em algum bar ou loja da cidade. Acredito que na Bond Strret, deve ter.)
www.vuenosairez.com

P.S: Palermo Soho e Palermo Hollywood concentram os melhores lugares para sair à noite!

Vinhos:
São muito baratos. Vale comprar nos supermercados. Custam em média $ 25 a 40 pesos, os muito bons! Ah...e vale almoçar e jantar com vinho todo dia!

Restaurantes que já me indicaram, mas ainda não fui:

Sucre – do mesmo dono do Uriarte. Dizem que é o mais badalado! Uma das maiores cartas de vinho da cidade. Calle Sucre 675, www.sucrerestaurant.com.ar
El Desnível – Defensa 855, San Telmo - é super tradicional, bem farto e tem a melhor carne. Vá no domingo, quando for à feira de antiguidades de San Telmo (o restaurante fica a um quarteirão da feira da praça). Eu não consegui ir, porque, no dia da feira, estava LOTADO!
Olsen – Escandinavo. Comida sensacional e tem mais de 50 tipos de vodka pra quem gosta. Calle Gorriti 5870, Palermo.
Olinda Bistrô - de autor, comida maravilhosa. Calle Jose Leon Pagano 2697, Recoleta


Dicas e Curiosidades:
Os quarteirões de Buenos Aires são numerados de 100 em 100. Assim, você consegue saber quantos quarteirões faltam para você chegar em determinado local, em uma rua!

Lá, não é cobrado 10% na conta, mas é sempre bem vindo pagar.

A noite em BsAs começa bem tarde. É bom se informar.

Coloque a bolsa/mochila para frente, quando estiver andando pela Florida e Santa Fé e quando estiver no metrô. A mão dos ladrões de lá é BEM leve, e você nem vai perceber que foi assaltado.

Aceita-se muito American Express em Buenos. Nem todo lugar tem Visa.

Quando você for embora de BsAs, tem que pagar uma taxa no aeroporto, antes do embarque, de mais ou menos U$ 18 dólares. Pode ser paga em dólar, peso ou cartão de crédito. Mas, pode ser que essa taxa tenha sido paga, quando você comprou a passagem de volta!

Free shopping do aeroporto Ezeiza, da volta, é vida!!!

Um comentário:

Laura disse...

Nossa que saudade desse lugar!!! Maravilhoso! Quero voltarrrrrr!